• Olinda Experiences Editor

Conheça a rua Treze de Maio, referência de governança no Sítio Histórico de Olinda

Atualizado: Fev 3

Detentora de museu, galeria, capela, pousadas e laboratório de tecnologia, todo mundo conhece ou já ouviu falar na diversidade da rua Treze de Maio, que fica no Sítio Histórico de Olinda. Durante o Carnaval, a rua é conhecida por receber carinhosamente o público LGBTQIA+, e proporciona um local seguro para o amor sem rótulos. O que a maioria das pessoas não sabe, é que a rua Treze de Maio está sendo referência de governança para outras ruas do território.


Com a chegada da pandemia, um grupo de moradores da rua, começou a se reunir para falar das questões do dia-a-dia que poderiam ser melhoradas, para benefício de todos os residentes. Em alguns momentos, o poder público foi convidado para participar dos encontros, e assim, construir ações conjuntas para segurança e bem estar de todos. Com o passar das reuniões, a adesão de participantes foi aumentando, e o resultado positivo veio.


Dentre as ações de controle e ordenamento urbano já definidas e implementadas, faremos destaque a outras intervenções realizadas. Foi alinhado entre os moradores, que as faixadas das casas fossem pintadas, para manter a alegria e o colorido da rua. Para os locais que não conseguissem bancar a pintura, os demais moradores do grupo iriam se cotizar e pagar o serviço. Até o meio desse ano, a rua pretende está toda colorida. Para enaltecer ainda mais as faixadas já pintadas, e prestigiar um artista local, placas com mensagens de positividade e carinho foram adquiridas e adicionadas as portões de entrada das casas. Para tornar ainda mais a experiência inesquecível do morador, visitante ou turista, que estiver passando pela rua, ao lado de cada porta de entrada os andantes encontraram um jarro de Bougainville, que é uma espécie de trepadeira, nativa do Brasil. Depois de alguns meses serão parte viva das faixadas do casario. Conheçam mais um pouco sobre essa governança de sucesso, acessando o perfil deles @lanatreze.


Vem Olindar!


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo