• Olinda Experiences Editor

Olinda é a minha Lisboa

Atualizado: 16 de Jun de 2020

Por Nelson Souto Maior


Recifense de nascimento, mas filho de criação e coração de Olinda. Vou contar um pouco da minha história de bancário a guia de turismo. Tudo começou quando ganhei de presente, do meu irmão, o livro chamado "Olinda na formação da nacionalidade", e logo em seguida tive a oportunidade de assistir a uma palestra da historiadora Marieta Borges, na época, secretária de turismo (e eu ainda bancário). Me encantei pelo conteúdo e história. Quando terminei meus dias como bancário, eu fiquei ocioso e fui parar no médico por isso. Chegando no consultório, o doutor me recomendou que eu procurasse e fizesse algo que gostasse. Foi quando eu lembrei que havia um curso de guia de turismo no SENAC. Fui lá, e me inscrevi. Nesse curso, eu era o "estranho no ninho". Todos os alunos já eram de alguma forma vinculados ao mercado de turismo. E eu, era um bancário aposentado.


Através dessa oportunidade conheci muitas cidades e lugares. Pra mim, não foi um apenas um curso de guia de turismo, foi uma faculdade. Depois que conclui a formação, um amigo meu cinegrafista me chamou para participar de um projeto, de nome "memórias apagadas de Olinda". Precisei estudar bastante. E em função disso, conheci o Arquivo Público de Olinda, onde passei a conviver com historiadores, arqueólogos e nomes respeitados da cidade. Terminei o projeto, mas continuei frequentando Arquivo Público.


Num dia despretensioso fui visitar a Casa do Turista, nos Quatro Cantos de Olinda, lugar de apoio e recepção dos visitantes da cidade. Conheci as pessoas que trabalhavam lá e fiz boas amizades. Uma delas, sabendo da minha paixão e estudo por Olinda, começou a me incentivar a exercer a função de guia de turismo no Sítio Histórico. Eu sempre tive bloqueio quando precisei falar em público, e isso sempre diminuiu a minha coragem de tentar exercer a profissão. Foi quando Ayla, minha amiga da Casa do Turista, me indicou a uma turista que procurava por uma guia de turismo. Precisei enfrentar o meu medo e cumprir a indicação. Aos poucos fui ficando mais confiante, oferecendo passeios gratuitos aos turistas, enquanto treinava minha oratória.


"Seja tão bom no que você faz, ao ponto das pessoas falarem bem de você na sua ausência". É assim que procuro levar a missão de guia de turismo, estudando e me atualizando sempre, baseando-me nas principais literaturas sobre Olinda, para proporcionar a melhor experiência ao turista, e impressão da minha amada cidade. Com o meu trabalho, tive oportunidade de dar entrevistas, participar de reportagens, projetos e fazer tour com empresários e e gestores públicos. Todos, falando sobre a minha Lisboa, Olinda.


Hoje estou inserido nas plataformas digitais, oferecendo a minha experiência de um tour guiado a pé por Olinda. Terei o maior prazer em recebê-los.


@nelsonsoutomaior




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Descubra

  • Olinda Experiences | Facebook
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Twitter - Olinda Expereriênces
  • Olinda Experiences | Instagram
INSPIRE-SE

Blog

Guias de viagemwnl

SETOR TURÍSTICO

Contato

Área de imprensa

PARCEIROS

© 2021 by Olinda Experiences. Descubra novos lugares, tenha novas experiências.