• Olinda Experiences Editor

Empreendedoras se juntam e são pioneiras em experiência gameficada

Atualizado: 22 de Jun de 2020

Designer, tecnologia, negócio e turismo. Foram a combinação perfeita para a criação do primeiro tour guiado, a pé, gameficado. Marina Varjal e Juliana Rabello se juntaram nessa empreitada para criar a experiência pioneira no sítio histórico de Olinda.


Marina, empreendedora-fundadora do Olinda Experiences, foi contactada pela Secretaria de Turismo de Recife, para a participação no projeto Creators PE, criado pela jornalista e redatora do Blog Janelas Abertas, Luísa Ferreira. A proposta juntaria um grupo de digital influencers de viagem, de diferentes partes do Brasil, para conhecer Recife-Olinda-Igarassu. Querendo propor algo diferente e inusitado a experiência do grupo em Olinda, as meninas toparam o desafio. Ju, arquiteta de formação, e especialista em designer de produtos, com 4 anos de experiência em fabricação digital, trouxe a realidade do Souvenir Digital para compor a gameficação. As meninas se encontraram na Casa Criatura, espaço conhecido por grandes encontros no Sítio Histórico de Olinda, e também um laboratório de criação e fabricação digital, para desenhar a experiência pioneira.


Foi desenvolvido um chaveiro com impressões a laser referente a 5 imagens de atrativos da cidade alta. Os digitais influencers organizados num grande grupo, todos competindo entrei si, fariam o percurso do Free Walking Tour, experiência já existente do Sítio Histórico olindense, levando o chaveiro em mãos. Eles precisavam reconhecer os atrativos que ali tinham, com os reais e tirar uma foto. Em seguida, deveriam postar a imagem nos stories do Instagram marcando a hashtag do Olinda Free Walking Tour. Dessa forma, a equipe do Olinda Experiences conseguiria acompanhar quem seria o vencedor(a). Ganhava a competição quem acertasse mais atrativos no menor tempo. O campeão ganharia uma peça do Souvenir Digital com um dos atrativos do tour (vide imagem abaixo).


Para finalizar a experiência, o grupo teve um almoço especial feito pelo Chef Daniel Barros do Lagostinho Boteco, que fica dentro da Casa Criatura, localizado na rua do Amparo. Servidos de uma excelente moqueca a experiência olindense não poderia ter sido melhor. Sem dúvidas, os participantes-viajantes se divertiram e se surpreenderam com Olinda. Apesar do pouco tempo de estadia na cidade, de apenas um dia, todos falaram que pretendiam voltar a cidade patrimônio histórico e cultural da humanidade. Será que eles gostaram?


Sobre o: @olindaexperiences

Primeira plataforma online que reúne as experiências do Sítio Histórico de Olinda. Promovemos conexões entre artistas e empreendedores locais com os visitantes e turistas da cidade. O Olinda Experiences é uma ferramenta ativa na promoção do destino patrimônio histórico e cultural tombado pelo UNESCO.


Sobre o: @souvenirdigital

Tem como foco desenvolver produtos de design que fazem referência aos patrimônios materiais e culturais das cidades, levando consigo informação sobre a história desses lugares. O souvenir tem como objetivo principal levar consciência sobre o valor e importância da preservação de patrimônios materiais e movimentos culturais.



Participantes do game:

Luísa Ferreira @janelasabertas (Recife-PE)

Willy Barros @eimaetovivo (Vitória da Conquista-BA)

Natália Becattini @360meridianos (Belo Horizonte-MG)

Cris Marques @raizesdomundo (Brasília-DF)

Robson Franzói @blogumviajante (Curitiba-PR)

Marcelo @temaiseme (São Paulo-SP)




Marina e Ju


Chaveiro


Free Walking Tour Gameficado


YouTube:

Take curto da introdução do Tour Gameficado


Detalhes caminhada do Tour Gameficado Almoço de confraternização no final do Tour Gameficado

374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo